Planejando as férias com as crianças – Dicas para aproveitar os melhores momentos.
Sabemos que não é uma tarefa simples viajar por conta própria, imagina então adicionar os pequeninos e curiosos seres humanos? Quando temos filhos, incluí-los nas férias é possível com uma boa estruturação antes mesmo do embarque, vejamos então como podemos planejar uma viagem com as crianças em passos simples.
1 – DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E ESCOLHA DO DESTINO
Independentemente do destino se for nacional ou internacional, o importante é levar alguns documentos e essa etapa pode ser providenciada antes mesmo de se decidir onde serão as férias, a certidão de nascimento é um dos documentos válidos para as crianças bem pequenas, mas poderá também levar a carteira de identidade, ao exterior em países fora do Mercosul é necessário contar com o passaporte para a viagem, muitos dos pais levam uma folha impressa com o nome da criança e dados do contato, caso a criança se perca em algum lugar, porém uma das formas mais inteligentes de controle dos pais é usar um aplicativo de monitoramento como o FIND MY KIDS, este app permite que você localize o smartphone do seu filho em tempo real e poderá ser usado nas férias ou dia-a dia.
A escolha do destino também é uma das etapas mais importantes, pois o local deverá oferecer opções variadas de entretenimento infantil, mas o ambiente com muitas pessoas precisam ser evitados pois podem incomodar os pequeninos. Esta etapa pode ser compartilhada com as crianças que tem muito a colaborar com sugestões de destinos e passeios durante a viagem, elas se sentirão incluídas aproveitando assim para expressar ideias e opiniões, as férias com crianças são a oportunidade perfeita para passar um tempo a mais com os pequenos e consolidar os laços.
2 – ESCOLHA DO HOTEL E LOCAL COM ATRAÇÕES PARA CRIANÇAS
A hospedagem precisa oferecer uma estrutura adequada às necessidades das crianças e família, por exemplo: quem vai fazer uma viagem com bebês precisa confirmar se o local disponibiliza copa ou cozinha para esquentar mamadeiras e papinhas.Outra dica é investir mais um pouco em um quarto mais confortável, diferente de viajar entre amigos ou casal, quando vamos viajar com crianças temos horários específicos para atividades, o cansaço vai ser maior especialmente se os pequeninos foram cheios de energia, neste caso o espaço terá de ser bem bacana pois ao final do dia vai ser tudo que você deseja.
3 – CALCULANDO A DISTÂNCIA E CHEGANDO AO DESTINO
A viagem começará assim que você sair de casa, portanto considere a distância ate o destino e como essa logística será feita e durante o seu planejamento, as crianças adoram aventuras mas ficam entediadas facilmente .Portanto muitas horas ou no carro, ou no avião podem deixá-las irritadas. Adote algumas estratégias para encarar a situação com tranquilidade .Por exemplo: Se a viagem for de carro faça pausas a cada duas horas para que os pequeninos se distraiam, já no caso do avião leve os brinquedos e os livros de colorir, assim permanecerão distraídas durante o voo, e lógico paciência redobrada para aquelas eternas repetições do bordão: “já estamos chegando?”
4 – EVITANDO PASSEIO LONGOS E ROTEIRO
Sabem o quanto as crianças possuem energia, porém elas se desgastam mais rápido que os adultos, por isso, é importante respeitar o limite dos pequenos mantendo uma rotina com horários de sono e alimentação., assim eles não ficarão irritados e conseguirão aproveitar muito mais o passeio.Lembre-se sempre de pesquisar antes mesmo de chegar ao destino das férias por atividades que sejam interessantes as crianças, com museus, parques seguros. Não significa que você irá ficar preso em atividades infantis , pense sempre em um roteiro equilibrado, ou seja, que tenha itens interessantes para as crianças, mas também para os adultos.
5 – LUGARES COM DIFERENTES ATIVIDADES
O ideal para as crianças são hóteis e resorts uma excelente forma de toda a família curtir com segurança diversos tipos de atrações, procure por locais que possuam uma estrutura completa com passeios e refeições. Assim os adultos vão poder deixar as crianças brincando com os instrutores e ter tempo para relaxar, sempre há atividades que integram pais e filhos, estreitando os laços. A viagem de férias traz benefícios para a convivência e o bem-estar a toda família.
Aproveite este momento, faça desse momento único, a companhia com seus filhos, o destino da viagem, tudo será inesquecível quando se é vivenciado com as pessoas que amamos.

